Projeto de experimentação virtual e presencial que reúne pessoas e projetos interessados em usar da fotografia como gancho para diversas atividades, como processo e como objetivo final.
Em discussões e práticas sobre o uso da fotografia na educação, na cultura, na arte, na mídia, nas lutas sociais e além, experimentamos hardwares e softwares de captura, edição e publicação para incentivar o livre compartilhamento do conhecimento e do uso de ferramentas livres.
Fazemos também muita pesquisa – não aquela pesquisa acadêmica formal, mas sim uma investigação independente e flexível, nos espaços aonde acontece o movimento, no momento em que as ferramentas são escolhidas e operadas. Queremos saber as motivações que levam cada pessoa a optar por determinado software, hardware, plataforma, licença e outras definições mais
A atuação do FotoLivre é guiada pelas linhas da tecnologia, inovação, cultura e arte – mas passeia nos terrenos das pautas políticas e sociais com muito interesse. A proposta é que os produtos que a livre circulação do conhecimento vier a gerar também sejam livres.