¡Somos parte de Facción!

Provocar e questionar a atuação das organizações midiáticas é essencial para tentar entender, algum dia talvez, o que está acontecendo em meio a tantas e tão rápidas e aceleradas modificações sociais, políticas, culturais e tecnológicas que estamos vivenciando.

Especialmente curioso por investigar as variáveis e impactos da fotografia jornalística e documental (suportada por tecnologias, ao menos desejosamente, livres) nessas transformações, o FotoLivre participa do 3o Encuentro Facción, um encontro latinoamericano que articula redes independentes de midiativismo por processos participativos, horizontais e abertos, com o objetivo de incentivar a comunicação livre, aberta em busca de transformação social e cultural. O encontro acontece de 23 a 26 de setembro no espaço da Casa Tomada em Montevideu.

15134450652_ea4ab8fc33_o

Por lá estarão coletivos que conhecem bem o desafio de dar luz aos acontecimentos que poucas vezes ganham espaço nos veículos da imprensa tradicional, e quando o recebem quase sempre são rasos e/ou distorcidos.

A atividade que vamos puxar é um laboratório de fotografia com software livre (na maior parte do tempo trabalhando com Darktable) – mas mantemos a fé de que ambientes e imersões como essa resultam em processos e produtos extras que são impensáveis previamente. E tomara que estejaamos certos 🙂

15131854751_a32dddb762_o

Notícias, informações e tudo mais sobre a rede em http://faccionlatina.org/

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/994416900588944/

Hashtag para acompanhar #FaccionUY2015