Fotografia Digital Conectada

A oficina Fotografia Digital Conectada é uma atividade pensada exclusivamente para pessoas idosas. Tem como proposta central estimular o desenvolvimento intelectual, criativo, de expressão e consciência de si mesmo em relação ao ambiente (virtual e físico), por meio de lições técnicas básicas e práticas.  As atividades são realizadas com grupos pequenos ou médios.
Com a ampliação do acesso às tecnologias de captura e publicação de fotografias digitais, passam a fazer parte do cotidiano do idoso estímulos para que use de tais ferramentas para comunicar-se com amigos, familiares e outras pessoas de interesses comuns. Logo aparece um grande interesse em dominar o manuseio de câmeras e aplicativos por conta própria, e quando realizado com sucesso pontua em favor da sua qualidade de vida.
A metodologia didática explicativa preocupa-se em mostrar o caminho para que o idoso possa experimentar e realizar por si, ver de forma direta o resultado de sua interação com o equipamento – ser protagonista de sua história, além de poder exibi-la, de forma consciente e planejada, em plataformas digitais de relacionamento social.

No decorrer dos encontros são trabalhados tópicos como:
– História contemporânea e evolução da fotografia
– Cuidados de manutenção do equipamento
– Postura e outras dicas úteis para a hora da captura
– Foco
– Enquadramento para retrato, paisagens, interiores, eventos familiares
– Flash
– Modos automáticos
– Uso de zoom
– Fotografando com celular
– Redes sociais – como publicar, cuidados com privacidade
– Redes sociais – como buscar informações de fontes seguras
– Internet – sites com dicas de fotografia, exposições, eventos culturais/artísticos e concursos

A primeira rodada de oficinas aconteceu entre março e agosto de 2015, em parceria com o SESCRS, atendendo a 6 grupos Maturidade Ativa de Porto Alegre e Guaíba. Ao longo de 20 encontros, o total foi de 125 idosos participantes.